ÚLCERAS

O que elas são?

Uma ulceração é uma ausência ou defeito no revestimento normal das camadas da pele (epiderme e derme). Em certo sentido, uma ulceração é um buraco ou cavidade na pele que pode estar úmida ou seca e potencialmente muito resistente à cura. Pacientes com diabetes, má circulação e aqueles que estão acamados podem ter tendências aumentadas para desenvolver ulcerações. O nível de sintomas, a aparência clínica e a resposta à terapia dependem em grande parte do tipo e localização da ulceração e da saúde do paciente.

O que os causa?

Existem muitos tipos de úlceras, incluindo aquelas causadas pela perda de sensibilidade da pele, diminuição do fluxo sanguíneo, pressão para uma área específica do pé e úlceras devido a problemas com as válvulas nas veias.

A ulceração diabética é causada por uma condição insalubre dos nervos. Como os nervos estão debilitados, eles não funcionam adequadamente e resultam em perda de sensibilidade. Um paciente diabético pode pisar em uma agulha ou outro objeto no sapato e nem mesmo estar ciente do problema devido à sensação reduzida. A pele acabará por quebrar e resultar em uma ulceração.

As ulcerações isquêmicas são úlceras causadas pela diminuição do fluxo sanguíneo e mau suprimento de sangue para os pés devido a artérias calcificadas ou bloqueios dos vasos sanguíneos. Estas são as mais dolorosas de todas as úlceras. Porque a pele não está recebendo o alimento que precisa para sobreviver das artérias, ela começa a morrer. Isso geralmente leva a uma ulceração.

Uma ulceração por pressão é causada quando uma parte do pé é deixada em contato com uma área, como o colchão da cama, por um período excessivo de tempo. Este tipo de ulceração é comumente visto em pacientes que estão acamados e incapazes de se mover por conta própria. A pressão para a área corta o suprimento de sangue, o que pode causar a morte do tecido levando a uma ulceração.

A ulceração da estase venosa ocorre devido a uma válvula incompetente ou defeituosa entre as veias superficiais e profundas nas pernas. Isso resulta em fluido sendo apoiado nas veias superficiais. Eventualmente, há muito fluido na perna. O fluido não tem para onde ir e começa a chorar na pele. Eventualmente, uma ulceração ocorrerá.

Como você os trata?

Existem muitos tratamentos diferentes para as úlceras e o tipo de ulceração envolvida determina em grande parte o método específico de tratamento. Em geral, as úlceras são tratadas com desbridamento (remoção) do tecido circundante e qualquer tecido não viável. Isso ajudará a aliviar a pressão da úlcera. Alguns pacientes são tratados com o apoio do pé sem peso para ajudar a diminuir a pressão sobre a úlcera. Os géis e cremes para feridas tópicas também são usados para manter certas úlceras limpas e hidratadas. Alguns géis até ajudam a remover o tecido morto. O tratamento de ulcerações isquêmicas pode exigir procedimentos de revascularização por um cirurgião vascular para aumentar o suprimento de sangue para os pés. As úlceras de estase venosa são frequentemente tratadas com pensos de compressão para ajudar a espremer o fluido para fora das pernas e voltar à circulação. Estas úlceras também são tratadas com géis de ferida. A terapia apropriada para úlcera pode ser muito eficaz, mas geralmente requer tempo, paciência e cooperação por parte do paciente.