FASCIITIS PLANTAR

A fasciitis plantar envolve um inchaço localizado, irritação e / ou bursite das faixas fibrosas espessadas que sustentam a parte inferior do pé. Essas bandas semelhantes a tendões percorrem o comprimento desde o calcanhar até as cabeças metatarsais ou a área do coxim gorduroso do pé. Na maioria dos casos, os sintomas dolorosos surgem no ponto ou próximo ao ponto em que as faixas estão presas ao calcanhar. Quando uma pessoa se levanta, essas bandas fibrosas alongam-se e alongam-se sob a pressão e puxam o calcanhar. Eventualmente, um esporão de calcanhar ou depósito de cálcio pode realmente se formar em resposta a essa tração constante. Muitos dos pacientes que têm essa condição parecem ter uma apresentação semelhante. Frequentemente há dor ao levantar da cama pela manhã. Os primeiros passos são excruciantes, mas reduzem-se rapidamente em sua intensidade. No final do dia, o indivíduo com fascite plantar notará dor após se sentar e depois se levantar novamente. A dor é localizada principalmente nas áreas do calcanhar e do arco, com irradiação ocasional de desconforto na parte posterior da perna. Sapatos bem acolchoados são úteis, mas raramente corrigem a condição.

Não sabemos ao certo por que certas pessoas têm fascite plantar, enquanto outras não. Trauma, estresse e tensão repetitivos, condições de excesso de peso, tendências hereditárias e várias anormalidades dos tecidos moles podem desempenhar um papel causal, mas até o momento, um culpado claro e identificável não foi encontrado. Podemos, no entanto, discutir por que o início da dor parece seguir com períodos de aumento ou de sustentação de peso após a sessão. Em posição deitada ou sentada, as bandas fasciais plantares longas são relaxadas e contraídas. Há pouco ou nenhum puxão no calcanhar e, portanto, ausência de dor na maioria dos casos. Uma vez que estamos de pé, essas bandas de repente se alongam ou esticam, colocando uma pressão no fundo do calcanhar. Considerando o fato de que essa pressão é cumulativa, mais cedo ou mais tarde, podem surgir sintomas.

Como isso é tratado?

O tratamento de uma condição de fasceíte plantar inclui inicialmente exercícios de alongamento, modificações de sapato, bandagem de pé e acolchoamento, possível injeção de um medicamento anti-inflamatório, fisioterapia e uso de medicamentos orais. Órteses, que fornecem suporte e estabilidade ao pé e tornozelo, melhoram a distribuição de peso e aumentam a função das extremidades inferiores, na maioria dos casos, uma parte essencial da terapia. O controle do arco durante a sustentação de peso, juntamente com o cuidado conservador, pode fazer com que 90% da verdadeira dor fascial plantar se torne assintomática. Em certos casos em que o tratamento conservador não aliviou o desconforto e a incapacidade envolvidos, a cirurgia pode se tornar uma consideração.