CELULITE

A celulite é uma infecção do tecido mole. Este tipo de infecção é muito diferente da osteomielite, que é uma infecção do osso. A celulite do pé ou da perna é geralmente vermelha, quente, inchada e sensível. Uma descrição clássica da celulite é "listras vermelhas" que levam ao pé ou à perna. Pacientes imunocomprometidos ou com sistema imunológico fraco são mais propensos a sofrer episódios de celulite. Um pé ou perna celulítica pode ser muito doloroso e causar grande incapacidade ao paciente. Se uma celulite não for tratada de forma adequada e agressiva, a infecção pode se espalhar rapidamente pelos tecidos adjacentes e se tornar ainda mais séria, exigindo tratamento mais agressivo.

Uma infecção celulítica pode ser causada por vários fatores. Um organismo "estreptococo" é a causa mais comum de celulite nos membros inferiores. Nos diabéticos, muitas vezes vemos infecções mistas causando celulite. Isso significa que há mais do que apenas um organismo. Alguns pacientes são mais suscetíveis a infecções celulíticas e apresentam frequentes surtos desse envolvimento localizado dos tecidos moles. Nos casos de episódios de celulite recorrente, os gânglios linfáticos podem ficar marcados pela infecção e serão ativados quando o paciente sofrer um evento estressante ou traumático. Uma pequena ruptura na pele, uma ulceração ou uma unha infectada pode levar à celulite. A falta de higiene também pode predispor a uma infecção celulítica, bem como diabete mellitus.

O tratamento?

As infecções celulíticas geralmente são tratadas com antibióticos. Como a celulite é causada por um organismo específico, um antibiótico é o padrão de tratamento. Ocasionalmente, quando a infecção não está localizada e parece estar se espalhando agressivamente, um antibiótico oral pode não ser suficiente e antibióticos intravenosos são usados. Às vezes, se existe uma área absceded deve ser tratada para deixar os antibióticos chegar à área infectada. As queixas principais do paciente com uma celulite localizada são mais frequentemente dor e inchaço. Portanto, a elevação do pé / perna é muito importante, assim como o controle da dor é suficiente. A observação do paciente e do médico é outro fator crucial no gerenciamento dessa condição. Se um paciente sofre de ulcerações nos pés ou tem rupturas na pele, é necessário um programa de monitoramento contínuo para evitar a disseminação da infecção.